Skip to main content

O que são bactérias, vírus e fungos?

O que são bactérias, vírus e fungos?

Bactérias, vírus e fungos estão em todo o lado. Vivem dentro e fora do corpo humano, enquanto uns ajudam numa digestão saudável, outros causam doenças infecciosas. Conheça os diferentes tipos:

  • Bactérias: enquanto algumas bactérias são boas para nós, existem outras que nos causam doenças, (dor de garganta, infeções, constipações...)
  • Vírus: podem causar uma variedade de surtos, desde gripe, a sarampo e varicela.
  • Fungos: embora muitos fungos não sejam prejudiciais para as pessoas saudáveis, outros podem causar erupções cutâneas como o pé de atleta. 
  • Protozoários: propagam-se pela água e podem causar infeções intestinais como diarreia e náuseas. 

 

 

Como são as bactérias, vírus e fungos?
 

Está a tentar identifica-los? Não se esqueça que são invisíveis ao olho humano. São tão minúsculos que não os conseguimos ver sem um microscópio. É uma das razões pelas quais não sabemos que tivemos em contato com bactérias, vírus e fungos até ficarmos doentes.

 

De onde vêm as bactérias, vírus e fungos?
 

É impossivel evitar as bactérias, vírus e fungos, eles estão em todo o lado - no ar, na comida, nas plantas, nos animais, no solo e na água. Eles podem estar presentes em praticamente todas as superfícies.

 

 

Como se propagam as bactérias, vírus e fungos?
 

Às bactérias, vírus e fungos podem propagar-se de várias formas, mas principalmente por contato direto, indireto ou simplesmente por estar no ar:
 

  • Ar:as bactérias, vírus e fungos estão no ar, através de espirros, tosse ou simplesmente pela respiração.
  • Diretamente: Contato direto com algo contaminado. Desde suor, sangue ou mãos dadas.
  • Indiretamente: indiretamente através do contato com algo que alguém tocou, como uma superfície ou um objeto.

 

 

Por quanto tempo vivem as bactérias, vírus e fungos?
 

Isso depende de vários fatores, desde o tipo de bactérias, vírus e fungos até à natureza do seu ambiente, como temperatura, humidade e superfície. Todas essas coisas tornam extremamente difícil estimar quanto tempo vivem, pois alguns deles morrem quase instantaneamente, enquanto outros podem viver por meses.

 

 

Onde podemos encontrar às bactérias, vírus e fungos?
 

Como as bactérias, vírus e fungos são invisíveis a olho nu, é útil saber os locais mais comuns onde eles podem estar. Aqui estão alguns dos espaços onde se tendem a acumular, bem como algumas dicas sobre o que os mata e como evitá-los.

 

Lugares públicos:

1. Escritório: os consumíveis de escritório partilhados são ímans de bactérias, vírus e fungos, certifique-se de limpar o seu espaço de trabalho com  Produtos Desinfetantes para Superfícies

2. Aviões: você está num espaço fechado com estranhos. Certifique-se de limpar o ambiente ao seu redor com Produtos Desinfetantes para Superfícies

3. Cinemas: se comer snacks, evite tocar nos seus olhos, nariz e boca e certifique-se de lavar bem as mãos sempre que puder.

4. Restaurantes: Alimentos crus ou mal cozidos podem expor uma cozinha inteira a bactérias, vírus e fungos como a salmonela e a shigella.

5. Consultório médico: você está a partilhar um pequeno espaço com pessoas infetadas, cadeiras, maçanetas, brinquedos e similares que podem estar contaminados. Tente evitar tocar nas superfícies compartilhadas, lave as mãos e, se for com o seu filho, considere trazer os seus brinquedos e livros de casa.

 

Os objectos com mais bactérias, vírus e fungos em sua casa são:

1. A esponja da cozinha: a melhor forma de eliminar as bactérias, vírus e fungos das esponjas é humedecê-las e colocá-las no microondas em alta potência durante dois minutos. Faça isso todos os dias e substitua-a por uma nova pelo menos a cada duas semanas.

2. A tábua de corte: uma tábua de corte comum pode ser mais suja do que um assento sanitário comum. Limpe-a sempre depois de cada utilização e substitua-a regularmente.

3. A sua escova de dentes: a  escova de dentes pode ser o artigo mais sujo da sua casa de banho. Feche o assento da sanita antes de fazer a descarga e troque a escova de dentes com frequência, especialmente depois de ficar doente.

4. O lava-loiças: as partículas de comida deixadas de molho podem ser um terreno fértil para bactérias.

5. Lençóis e toalhas: as bactérias, vírus e fungos podem viver em toalhas e lençóis durante dias sem um hospedeiro. Limpe os seus lençóis e toalhas regularmente. Pendure-os para que não apanhem bactérias, vírus e fungos, enquanto estão húmidos ou empilhados.

 

Embora saber os locais mais comuns onde os bactérias, vírus e fungos se escondem nos possa ajudar a garantir que prestamos muita atenção a essas áreas, a nossa melhor proteção contra os mesmos é lavar as mãos de forma completa e regularmente.

 

 

Descubra algumas doenças causadas por diferentes bactérias, vírus e fungos
 

Doenças bacterianas:

  • Meningite bacteriana - meningococos, pneumococos e Haemophylus.
  • Cólera -Vibrio choleraeA
  • Tuberculose - Mycobacterium tuberculosis
  • Gonorreia - Neisseria gonorrheae

 

Doenças transmitidas por vírus:

  • Sarampo - Measles morbillivirus
  • Catapora (varicela) - Vírus Varicela-Zoster (VVZ)
  • Gripe - ARN, H1N1, Influenzavirus, etc.
  • HIV/AIDS - Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH, em inglês HIV)
  • Dengue, Zika e Chikungunya - Flaviviridae/Togaviridae (DEN, ZIKV, CHIKV)